O povo Mapuche segue em luta
Elaine Tavares
http://www.iela.ufsc.br/noticia/o-povo-mapuche-segue-em-luta
O trecho a seguir é parte do artigo O povo Mapuche segue em luta, escrito pela jornalista Elaine Tavares e disponível no site do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O povo Mapuche segue em luta
Pouca gente sabe, mas existe um povo que nunca foi conquistado pelos espanhóis aqui na América Latina. Com a chegada dos brancos europeus, civilizações complexas foram dizimadas, estados foram destruídos, nacionalidades extintas. Mas, o povo que habitava as margens dos rios Biobío e Toltén, no que é hoje o sul do Chile, nunca se deixou vencer, nem mesmo pelos incas que, antes da dominação espanhola, também chegaram a conformar o império do Tawantinsuyo.
Ao longo de 300 anos de invasão europeia, este povo guerreiro enfrentou com valentia e audácia a fúria dos espanhóis até ser reconhecido como um estado autônomo dentro do imenso território conquistado. São os Mapuche, palavra que designa “gente da terra”, na língua mapudungun. Nestes séculos todos em que reinaram Espanha e Portugal aqui por estas terras, os mapuche resistiram altivamente a qualquer investida, chegando a usar, com sucesso, táticas de espionagem bastante eficazes. Além disso, incorporaram as novidades das forças produtivas inimigas para fortalecer a sua defesa.
[...] Nunca vencidos, os mapuche enfrentam com a mesma dignidade ancestral, os novos desafios que se apresentam. [...]
TAVARES, Elaine. O povo Mapuche segue em luta. IELA. 15 jan. 2015. Disponível em: http://www.iela.ufsc.br/noticia/o-povo-mapuche-segue-em-luta. Acesso em: 17 jul. 2019.Habilidade da BNCC
7º ano
(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.