ALFREDO BOULOS JÚNIOR

História Antiga

Norberto Luiz Guarinello
Editora Contexto

O trecho a seguir faz parte do importante livro História Antiga. A autoria é de Norberto Luiz Guarinello, historiador e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Somos nós europeus?

[...] Embora seja uma disciplina consolidada em muitas universidades no mundo, não há definição explícita do que seja a História Antiga. Afinal, é a História de quê? O termo “Antiga”, por si só, é apenas um adjetivo. Nada nos revela, explicitamente, sobre qual é o conteúdo dessa História. Na prática, tanto no ensino como na pesquisa, a História Antiga se limita a estudar os primórdios do Ocidente, após uma pré-história vaga e geral. É chamada de Antiga, pois se coloca no início de uma sequência: a História Medieval, a Moderna, a Contemporânea.

Não é a História Antiga do mundo, portanto, mas a História de um recorte bem específico do passado: o das origens do Ocidente. Ao assumirmos e ensinarmos que esta é a nossa História Antiga, fazemos um trabalho de memória e, como vimos, de produção de identidade. Assumimos, de modo quase natural e inconsciente, que somos parte da história do Ocidente. Outros conteúdos, que podem ser até mais antigos, nos são apresentados como a História de outros povos.

Sem nos darmos conta, para o bem e para o mal, a História Antiga nos ocidentaliza. Coloca-nos numa linha do tempo, nos posiciona na História mundial como herdeiros do Oriente Próximo, da Grécia e de Roma. Por ela, viramos sucessores da História Medieval, e a História do Brasil se torna um ramo da História europeia nos tempos modernos, quando nosso território foi colonizado pelos portugueses a partir do século XVI.

O efeito dessa forma de reconstruir a História [...] Não é uma visão falsa em si mesma: falamos uma língua latina, nossa cultura escrita deve muito aos clássicos gregos e latinos, nossas leis e nossa democracia inspiram-se também em textos desse mundo “antigo” e o cristianismo, que nasceu no Império Romano, é nossa religião dominante.

O problema central, para os historiadores, é [...] Basta-nos, hoje, uma História centrada na civilização europeia? Somos nós europeus? Podemos entender a globalização apenas a partir de uma perspectiva ocidental? E, afinal, o que é o Ocidente? Quem faz parte dele? Qual sua definição primordial: o cristianismo, a democracia, o capitalismo? São questões prementes do mundo contemporâneo e que abalaram as antigas convicções dos pesquisadores da História Antiga.

GUARINELLO, Norberto Luiz. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2014. p. 12-14.

Habilidade da BNCC

6º ano
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.