ALFREDO BOULOS JÚNIOR

O diário de Myriam

Myriam Rawick
Editora DarkSide Books

Os trechos a seguir pertencem à obra O Diário de Myriam. Nesse livro, Myriam Rick, uma garota síria de 13 anos, narra o seu dia a dia em um país que vive em guerra civil há vários anos.

O Diário de Myriam

Alepo, 9 de dezembro de 2015
Hoje de manhã estava fazendo muito frio. Estamos sem eletricidade há mais de cinquenta dias, mas a água voltou. Fazia várias semanas que ela estava sendo racionada. Papai está com saudades da televisão. Ele escuta seu radinho de pilha. Não tem combustível para o aquecedor nem para colocar nos geradores.

Alepo, 16 de março de 2016 Alepo é uma cidade fantasma. Não tem mais ninguém. Às vezes, há senhoras de preto que correm do lado de fora, ou pessoas armadas. Mas só isso. Quando a gente abre as janelas, não tem um barulho de vida sequer. Não existem flores, não existem cores e até os pássaros já nos deixaram.

Alepo, 7 de maio de 2016 [...] Fazemos tudo o que podemos para nos manter firmes e esquecer a Alepo que perdemos, mas cada dia fica mais difícil.

Alepo, 4 de outubro de 2016
Ontem os mísseis passaram bem alto, por cima do edifício. Mamãe não aguenta mais o barulho. Quando passam por cima, ela grita: “Não-não-não-não-não-não-não!”. Eu coloco as mãos nos ouvidos e tremo. Mamãe tem sempre a impressão de que o míssil vai entrar pela janela. Ela diz que o coração dela chega a parar. [...]

RAWICK, Myriam. O diário de Myriam. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2018. p. 217-219, 224.

Habilidade da BNCC

9º ano
(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.