ALFREDO BOULOS JÚNIOR

História mundial: jornadas do passado ao presente

Candice Goucher e Linda Walton
Editora Penso

Trecho do livro História Mundial: jornadas do passado ao presente. Ele foi escrito por Candice Goucher, professora de História na Washington State University, e por Linda Walton, professora de História na Portland State University.

O mundo pacífico

A primeira conexão documentada entre as Américas e as ilhas do Pacífico foi estabelecida por uma expedição espanhola liderada pelo aventureiro português Fernão de Magalhães. A frota de Magalhães saiu da Espanha no outono de 1519, passou o inverno na Patagônia, na ponta sul da América do Sul, e então cruzou para o Pacífico pelo que hoje é conhecido como Estreito de Magalhães. Depois de cem dias no mar, a frota de Magalhães alcançou um grupo de ilhas que reclamaram, sob os termos do Tratado de Tordesilhas, de 1494, que dividia o mundo entre a Espanha e Portugal. A Espanha finalmente assegurou sua reivindicação das ilhas em 1542, renomeando-as para “ilhas filipinas” (as Filipinas). A ocupação espanhola das Filipinas foi confirmada em 1571, quando uma terceira expedição tomou o controle de Manila, um importante centro comercial que se tornou o principal entreposto espanhol na Ásia.

Na segunda metade do século XVI, seguidos da conquista espanhola das Filipinas, padrões complicados de comércio, tanto legítimos quanto de contrabando, criaram uma rota paralela entre o assentamento espanhol de Acapulco no México e Manila, a partir de onde ela alcançava a China, principalmente por meio do entreposto português de Macau. Em 1560, as “peças de oito” espanhóis tornaram-se a moeda do mundo comercial em expansão, e os galeões espanhóis carregados de mercadorias, incluindo prata, tornaram-se o objeto da pirataria, tanto a privada quanto a patrocinada pelos inimigos e rivais espanhóis da Europa. Em 1573, o primeiro galeão partiu de Manila em direção ao leste, pelo Pacífico, carregando seda chinesa, cetim, porcelanas e especiarias para Acapulco, a partir de onde ele voltou para Manila carregado de prata das minas hispano-americanas. Potosí, a mais de 4 500 m de altura nos Andes, a dois meses e meio de jornada de distância de Lima, foi o local da mina de prata mas rica da história mundial [...]. Encontrada em 1545, a montanha de prata de Potosí custeou o Império Espanhol até mais ou menos a metade do século XVII.

Ao fim do século XVI, a quantidade de metais fluindo de Acapulco para Manila ultrapassou a soma que estava envolvida nos carregamentos do Atlântico. Entre 1570 e 1780, um número estimado entre 4 e 5 mil toneladas de prata fluíram para o leste da Ásia ao longo da rota Acapulco-Manila. Conforme os metais hispano-americanos fluíam para o oeste e leste, tanto asiáticos quanto europeus enriqueceram. Esse comércio durou até a primeira metade do século XIX, quando o poder espanhol nas Américas chegou ao fim.

Ao fim do século XVI, os holandeses adquiriram o conhecimento de navegação necessário para entrar na competição comercial mundial.

GOUCHER, Candice; WALTON, Linda. História mundial: jornadas do passado ao presente. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 186.

Habilidades da BNCC

6º ano
(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

7º ano
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.