A leitura e a escrita na escola

O excerto a seguir pertence à obra Ler e escrever: compromisso de todas as áreas, organizada por relevantes pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de Português

A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de História é do professor de História e não do professor de Português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de Ciências é do professor de Ciências e não do professor de Português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de Matemática é do professor de Matemática e não do professor de Português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de Geografia é do professor de Geografia e não do professor de Português. A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de Educação Física é do professor de Educação Física e não do professor de Português. A tarefa do professor de Português é ensinar a ler a Literatura brasileira.

Ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas, uma vez que são habilidades indispensáveis para formação de um estudante, que é responsabilidade da escola. Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito. […]

E só tem um meio: nós, professores de todas as áreas, em vez de nos limitarmos a choramingar que nossos alunos não têm o hábito da leitura, devemos nos dedicar a proporcionar muitas e muitas oportunidades para que todos descubram que ler é uma atividade muito interessante, que a leitura nos proporciona prazer, diversão, conhecimento, liberdade, uma vida melhor, enfim. E essas oportunidades terão de ser tantas quantas forem necessárias para que o aluno passe a gostar de ler e, por isso, contraia a necessidade de leitura e que esta vire hábito.

Oportunidade de ler o quê? Tudo, pois o único lugar onde a televisão ainda pode ser desligada é na escola. A sala de aula é o único lugar onde crianças podem ser colocadas quietas nos seus cantos com um livro na mão para aprender que ler é um diálogo solitário com um texto que se vai desvelando ao seu olhar. E para a grande maioria de nossas crianças a escola é o único lugar onde há livros – e não só as da classe popular, onde não sobra dinheiro para comprar livros, mas também na classe média, onde o dinheiro que sobra não costuma comprar livros. Ler tudo, desde as banalidades que possam parecer divertidas até as coisas que o professor julga que devem ser lidas para o desenvolvimento pessoal do aluno como pessoa sensível, civilizada, culta, como cidadão, para o estabelecimento de seu senso estético, de sua solidariedade humana, do seu conhecimento.

Isso é tarefa do professor de Português? É. É tarefa do professor de História, de Geografia, de Ciências, de Arte, de Educação Física, de Matemática…

É. É tarefa da escola: a escola – os professores reunidos na mais básica das atividades interdisciplinares […].

 

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. p. 19-21.